surto de toxoplasmose

Novo boletim eleva para 647 o número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria

Foi divulgado, nesta sexta-feira, um novo boletim epidemiológico, com a atualização de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria. Segundo a informação, divulgada pelos órgãos de saúde da cidade, são 647 casos confirmados - 13 a mais do que os que haviam sido divulgados no último boletim, em 27 de julho. O número de casos notificados desde que o surto foi confirmado, em abril deste ano, é de 1.830. 

: : Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria : :

Desse total, 1.534 são considerados suspeitos e outros 236 ainda necessitam de classificação. Dos casos suspeitos, 647 foram confirmados por meio de contraprova em laboratório, 372 foram descartados e 515 ainda seguem sob investigação. 

Conforme o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, o surto é considerado estável. Ainda assim, as equipes seguem analisando casos positivos que chegaram recentemente, já que, mesmo com a redução de ocorrências de infecções, a orientação é que a comunidade siga mantendo os cuidados básicos de prevenção, que incluem: beber apenas água mineral ou fervida, higienizar, de maneira adequada, os alimentos e manter a regularidade na limpeza das caixas d'água das residências. 

- Os casos estão chegando numa frequência notoriamente baixa, o que sugere que o surto está sob controle. Nós seguimos o acompanhamento e a investigação dos casos suspeitos e também mantemos a investigação referente às hortaliças e aos resultados das análises da água - destacou Streb. 


BAIRROS
Junto do boletim, foi divulgado o número de casos confirmados por bairro da cidade. O Bairro Tancredo Neves é onde tem o maior número: 91 casos (14,9% do total) , seguido pelo Bairro Pinheiro Machado que tem 87 (14,2%). Em seguida estão os bairros Nova Santa Marta e Juscelino Kubistchek, com 55 e 52 casos. Em quinto lugar vem o Centro, com 39 casos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Por que é importante vacinar as crianças contra sarampo e pólio Anterior

Por que é importante vacinar as crianças contra sarampo e pólio

VÍDEO: agentes de saúde criam paródia da música de Frozen para falar de vacinação Próximo

VÍDEO: agentes de saúde criam paródia da música de Frozen para falar de vacinação

Saúde